Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Presidente da Fapemat diz que inauguração do museu colabora com popularização da Ciência
O orçamento do órgão cresceu e indica uma tendência do governo em investir na pesquisa
Presidente da Fapemat diz que inauguração do museu colabora com popularização da Ciência
07/03/2005 16:35:33
por Coordenadoria de Comunicação Social

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Antônio Camacho, disse nesta segunda-feira (07/03), em Cáceres, 220 km de Cuiabá, que a inauguração do museu de Arqueologia, Etnografia, Paleontologia e Espeleologia vai contribuir com a popularização da Ciência no Estado e fortalecer as ações de pesquisa da Universidade.

De acordo com Camacho, existe em andamento um programa de popularização da Ciência coordenado pelo órgão que promove eventos públicos com a finalidade de democratizar o conhecimento. O museu seria uma peça importante nesse processo por reunir a história da pesquisa ao longo dos anos e apresentar o que vem sendo alvo de pesquisadores na atualidade.

“Não só os pesquisadores serão beneficiados, mas também a população, que terá melhores condições de entender o processo de desenvolvimento da pesquisa e aplicação da tecnologia nas universidades e como ela chega até o cidadão”, declara.

Prioridade

O orçamento da Fapemat, segundo Antônio, cresceu substancialmente em virtude dos recursos provenientes da fonte constitucional nº 145, que permitiu a ampliação de seu orçamento de R$ 1,5 milhão em 2003 para os atuais R$ 11,5 milhões.

“A ação da Fapemat como órgão de fomento à pesquisa mudou bastante e o crescimento de seu orçamento por si só já diz muito. Não é o ideal, mas é o suficiente baseado no que vem sendo feito”, pondera.

Camacho acrescenta ainda que o governo do estado tem dado prioridade à pesquisa ao destinar os recursos possíveis à área e ao buscar parcerias e convênios com órgãos do governo federal.

Ele avalia de forma positiva a participação de pesquisadores da Unemat no cenário da pesquisa no Estado e estimula a participação docente nos editais do órgão. “O crescimento da Universidade vai permitir que a sua fatia de recursos na pesquisa cresça e dê mais suporte às suas atividades”, conclui.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada